11 MÚSICOS BRASILEIROS QUE JÁ SE APRESENTARAM AO VIVO NO TINY DESK CONCERT DA NPR E VOCÊ TALVEZ NÃO SAIBA


Um dos programas mais bacanas da internet, o Tiny Desk, projeto da rádio americana NPR na ativa desde 2009, consiste em shows com uma pegada mais intimista, que em uma situação normal, acontecem dentro do escritório da rádio. Com direção e criação do músico Bob Boilen, por ali já passaram grandes nomes da música mundial como Weezer, Idles, Florence + The Machine, Black Pumas, The Flaming Lips, Wyclef Jean, Cat Power, Wu Tang Clan, entre outros. Duurante o período de pandemia, o formato migrou para sessões gravadas diretamente da casa dos artistas (ou em um estúdio), sob a alcunha de Tiny Desk (Home) Concert, porém nesse ano de 2022, as apresentações voltaram à acontecer de forma convencional.

O que muitos brasileiros talvez não saibam, é que alguns músicos nacionais já fizeram parte desse incrível projeto. Listamos logo abaixo 11 apresentações que aconteceram no formato original ou (Home) do Tiny Desk Concert, entre eles Rodrigo Amarante, Liniker, Seu Jorge, Bebel Gilberto, Luedji Luna e mais:

RODRIGO AMARANTE

O carioca Rodrigo Amarante (Los Hermanos e Little Joy) lançou em 2013 seu primeiro álbum solo, intitulado “Cavalo“. Em agosto de 2014 participou do Tiny Desk, acompanhado apenas de um violão Harmony dos anos 30, apresentando ao vivo as faixas “The Ribbon“, “Mon Nom“, “I´m Ready” e “Nada em Vão“.


LINIKER E OS CARAMELOWS

Em outubro de 2018, a cantora Liniker, ao lado da banda Os Caramelows, apresentou seu Soul Music com uma pitada brasileira através das faixas “Calmô” (presente no álbum “Goela Abaixo“). além de “Tua” e “Remonta“, ambas de seu disco de estreia, que leva o mesmo nome da música.


SEU JORGE

Um dos primeiros brasileiros à participar do Tiny Desk, Seu Jorge, acompanhado da banda Almaz, em setembro de 2010,  apresentou as faixas “Cirandar“, “Saudosa Bahia“, “Everybody Loves the Sunshine” e “Pai João“.


BEBEL GILBERTO

Em outubro de 2020, foi a vez da cantora Bebel Gilberto, filha de um dos criadores da Bossa Nova, João Gilberto, participar da versão atual do programa, o Tiny Desk (Home) Concert. De sua casa,  com vista para o icônico morro Dois Irmãos no Rio de Janeiro, acompanhada de Chico Brown, (filho do do músico Carlinhos Brown e neto do lendário Chico Buarque) nos teclados, violão, percussão e vocal. As faixas escolhidas para essa apresentação foram “Clichê“, “Na Cara” e “Aganju“.


LUISA MAITA

A cantora Luisa Maita, filha do cultuado músico Amado Maita, acabara de lançar seu primeiro álbum “Lero Lero“. quando participou ao vivo do programa Tiny Desk, no longínquo ano de 2010, meses depois da apresentação de Seu Jorge. Na ocasião, apresentou duas faixas presentes no seu trabalho de estreia, “Ai Vem Ele” e “Alento“.


FABIANO DO NASCIMENTO

O violinista brasileiro Fabiano do Nascimento, residente em Los Angeles, tem como principal inspiração em suas músicas uma mistura de Jazz Afro-brasileiro, Folclore, Bossanova e Samba. Acompanhado dos músicos Julien Cantelm na bateria, Leo Costa também na bateria, Adam Ratner na guitarra e David Bergaud no piano, cada um de lugares distintos, Fabiano se apresentou no Tiny Desk (Home) Concert em julho de 2020, com as faixas “Nanã“, “Etude” e “Tributo“.


DANILO BRITO

O músico compositor e bandolinista Danilo Brito começou sua carreira ainda muito cedo, com 11 anos de idade. Aos 32 fez sua participação no Tiny Desk, no ano de 2017, representando a Música Instrumental Brasileira através do Choro, com as faixas “Sussuarana“, “Lamentos“, “Tica“, “Melodia Sentimental” e “Pega Ratão“.


ANAT COHEN E MARCELLO GONÇALVES

Com suas musicas enraizadas no coração do Brasil e também, assim como Danilo Brito representantes do Choro, a dupla lançou em 2018 o disco “Outra Coisa“,  que celebra as canções do icônico músico e compositor brasileiro Moacir Santos e foi indicado ao Grammy daquele mesmo ano. Em setembro de 2020, Anat Cohen (Israelense com um pé no Brasil) e Marcello Gonçalves se apresentaram ao vivo no Tiny Desk (Home) Concert, através das faixas “Esperando Amalia“, “Valsa do Sul” e “No Espírito de Baden“.


JOVINO SANTOS NETO TRIO

O pianista e multi-instrumentista Jovino Santos Neto uniu o Jazz ao Samba, criando um ritmo contagiante, elaborado com maestria por ele (piano, flauta e melódica) e seus dois companheiros, Tim Carey (Baixo) e Jeff Busch (bateria e percussão), o time que dá vida ao projeto Jovino Santos Neto Trio. As faixas escolhidas para a apresentação que rolou em outubro de 2019 foram “Pontapé“, “Sempre Sim” e “Festa de Erê“.


LADAMA

A ativista e música brasileira Lara Klaus, se juntou às também músicas e ativistas Daniela Serna, Mafer Bandola e Sara Lucas, vindas de diferentes países (Colômbia, Venezuela e Estados Unidos respectivamente) para dar vida à banda Ladama. Quem complementa o time nas apresentações ao vivo é a baixista americana Pat Swoboda. Com um estilo musical que funde ritmos  da América do Sul e do Caribe com Soul, R&B e Pop, a banda se apresentou no Tiny Desk em maio de 2019 com as faixas “Sin Ataduras“, Elo”, “Tierra Tiembla” e “Imigrante“.

LUEDJI LUNA

A cantora e compositora baiana Luedji Luna se apresentou em maio de 2021, no formato Tiny Desk (Home) Concert, em um evento de abertura do festival AFROPUNK, que acontece em Nova York. A celebração virtual, organizada por Jorge “Gitoo” Wright, destacou talentos de destaque na música afro-latina e afro-caribenha em todo o mundo. A session especial de Luedji Luna foi filmada em sua cidade natal, Salvador, onde a cultura africana flui em abundância. Na ocasião, Luedji, em fase de divulgação de seu álbum “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água”, apresentou as faixas “Lençois”, “Erro” e “Chororô”, presentes nesse disco.

 

 

5 comentários em “11 MÚSICOS BRASILEIROS QUE JÁ SE APRESENTARAM AO VIVO NO TINY DESK CONCERT DA NPR E VOCÊ TALVEZ NÃO SAIBA

  1. Uma atualização: a pianista brasileira Sylvia Thereza se apresentou com o violinista Daniel Hope na “Casa do Beethoven” em Bonn, Alemanha, pela série Tiny Desk (Home) Concert.

Deixe um comentário