VERSÕES: “MARACATU ATÔMICO” POR JORGE MAUTNER, GILBERTO GIL, CAETANO VELOSO, CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI

A canção “Maracatu Atômico” ficou eternizada na voz de Chico Science e do incrível instrumental da Nação Zumbi no ano de 1996, reverberando muito além do nordeste o movimento de contracultura  Mangue Beat. Há exatos 22 anos antes, ela era concebida pelo músico e compositor Jorge Mautner, em parceria com Nelson Jacobina. A primeira versão da música em questão à aparecer em um álbum, foi executada por Gilberto Gil. aliás, as primeiras três versões. No disco “Cidade de Salvador, Vol. 2″ de 1973,  uma primeira interpretação (take 1) faixa 5 é apresentada com uma duração de 01:30, onde Gilberto Gil ainda afirma ter “errado a música” e na sequência já emenda a segunda versão na faixa 06, com duração de 03:03. Fechando o disco, o músico ainda entrega uma versão extendida (bonus track) com duração de 10 minutos, com algumas inclusões/diferenciações instrumentais e vocais. Confira abaixo:

GILBERTO GIL – “MARACATU ATÔMICO TAKE 1 – PRIMEIRA VERSÃO”

 


GILBERTO GIL – “MARACATU ATÔMICO – SEGUNDA VERSÃO”

 

GILBERTO GIL – “MARACATU ATÔMICO – BONUS TRACK”

Um ano depois, foi a vez de seu criador interpretar a versão mais swingada de “Maracatu Atômico“, presente no álbum homônimo Jorge Mautner de 1974:

JORGE MAUTNER – “MARACATU ATÔMICO”

 

Em 1979 Gilberto Gil encanta com uma nova versão de “Maracatu Atômico“, fazendo parte da tracklist do grande disco “Nightingale“, que mescla canções interpretadas em português e inglês. Na minha opinião, a sua melhor versão:

GILBERTO GIL – “MARACATU ATÔMICO 1979”

Finalmente em 1996 foi a vez de Chico Science e da Nação Zumbi lançarem a mais conhecida versão de “Maracatu Atômico“, que faz parte do segundo álbum da banda, “Afrociberdelia”. Vale lembrar que 3 outras versões remixadas também estão presentes no disco: “Atomic Version“, “Ragga Mix“, “Trip Hop“. Incluímos aqui uma versão ao vivo presente no DVD da Nação Zumbi, gravado em Recife, já na voz de Jorge Du Peixe. Confira abaixo:

CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI – “MARACATU ATÔMICO”

NAÇÃO ZUMBI – “MARACATU ATÔMICO” 

Por fim, Caetano Veloso também deixou a sua contribuição para esse grande clássico, que ainda contou a participação de Jorge Mautner. A faixa está presente no álbum feat com Jorge Mautner, “Eu não Peço Desculpas” de 2002:

CAETANO VELOSO E JORGE MAUTNER – “MARACATU ATÔMICO”

Na sua opinião, qual a melhor versão do clássico “Maracatu Atômico“? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário