10 LANÇAMENTOS NACIONAIS EM VINIL: SEBASTIÃO TAPAJÓS & PEDRO DOS SANTOS, NARA LEÃO, ANDRÉ ABUJAMRA, JUÇARA MARÇAL, CÉU, LUDOVIC, JOÃO GORDO E MAIS


O mundo vive atualmente um boom de lançamentos em vinil. As fábricas já não dão conta da procura por discos. Os prazos para prensagem já passam de 365 dias. Pré-vendas se esgotam em menos de 24h, e para garantir a cópia do seu tão sonhado disco, é preciso estar ligado. A boa nova é que para a sorte dos colecionadores e amantes dessa mídia, as novidades estão de vento em popa. Selecionamos abaixo alguns dos lançamentos que foram anunciamos nos primeiros meses de 2022 no mercado brasileiro e deverão agradar à todos os gostos. Confira:


1º SEBASTIÃO TAPAJÓS & PEDRO DOS SANTOS – “VOL.1 & 2”


O incontestável gênio musical brasileiro Pedro dos Santos (heterônimo de Pedro Sorongo), percussionista carioca responsável pela criação de “Krishnanda“, seu único álbum solo, considerado “uma obra prima além do seu tempo” e um dos melhores trabalhos já lançados no mundo (leia mais aqui), se juntou ao violonista paraense Sebastião Tapajós no ano de 1972 para gravar dois volumes de um disco que imprime a magistralidade dos dois músicos, resultando em um trabalho único, lúdico e nada ortodoxo, gravado no estúdio argentino ION. Os dois volumes foram reprensados individualmente pelo selo britânico Mr. Bongo, e agora acabam de ganhar uma versão brasileira especial pela ótima Três Selos,  em vinil duplo verde, capa gatefold empastada, faixa extra e um texto inédito escrito por Silvio Essinger, contendo os dois volumes em um só álbum. A pré-venda pode ser adquirida clicando aqui. Foram disponibilizadas apenas 500 cópias que já estão se esgotando.


2º JUÇARA MARÇAL – “DELTA ESTÁCIO BLUES”



O premiado segundo álbum da cantora Juçara Marçal (Metá Metá) “Delta Estácio Blues“, responsável por vencer duas categorias do Prêmio Multishow 2021“Canção do Ano” com a faixa “Crash” e “Álbum do Ano”), ganhará uma versão em vinil 12″ pela gravadora Goma Gringa. Ainda com status de “Pré-venda abrindo em breve” desde setembro, a previsão é que a mesma se inicie mês de maio. Devido à inviabilidade de tempo para produzir no Brasil, o disco está sendo prensado na França e aguarda os trâmites de importação. Clique aqui e acompanhe a liberação da pré-venda que começa no dia 09 de maio. Esse disco promete se esgotar rapidamente.


3º ANDRÉ ABUJAMRA – “EMIDOINÃ



O ator, cantor, maestro, compositor, multi-instrumentista e diretor André Abujamra lançou em 2020 o álbum “Emidoinã“, indicado ao Grammy Latino 2021 como Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa. Paralelo ao lançamento do disco, Abujamra lançou em 21 de outubro do ano passado a animação em 2d de “Emidoinã” que pode ser conferida através das plataformas de streaming NOW, Vivo Play, Looke, Microsoft, Google Play e Itunes. O lançamento especial do vinil ficou por conta da Bilesky Discos, uma edição de luxo, com livreto da obra com 8 páginas, capa gatefold e masterizado especialmente para o vinil. O trabalho conta com participações de peso como Criolo, Chico César, BNegão, Pedro Luís, Russo Passapusso, Rodrigo Santoro, Maria de Medeiros, Camila Pitanga, Rita Ollé, Virginie, Giulia Maria, DhakaBrakha, Marisa Brito, Theo Werneck e Antônio Capelo. Para adquirir o disco na pré-venda clique aqui.


4º NARA LEÃO – “OPINIÃO DE NARA”


Nara Leão
, uma das mais importantes cantoras da Musica Popular Brasileira, ganhará uma versão repaginada do clássico de 1964 “A Opinião de Nara” em vinil 12″ transparente, pelo clube de Vinil Noize Record Clube. O álbum apresenta composições de nomes históricos como Zé Keti, João do Vale, Sergio Ricardo, Tom Jobim, Ruy Guerra, Vinicius de Moraes, Baden Powell e Edu Lobo, focadas no Folclore Nordestino e no Samba Raiz. A opção de compra avulsa já se esgotou, mas é possível garantir a sua cópia através de uma assinatura mensal ou bimestral clicando aqui.


5º LUDOVIC – “IDIOMA MORTO”





O primeiro álbum da banda paulistana Ludovic completou 15 anos desde o seu lançamento e acaba de ganhar uma versão especial em vinil 12″ translucido 180 gramas (limitado à 300 cópias) via Balaclava Records. A pré-venda está com preço promocional e pode ser garantida clicando aqui.


6º “JOÃO GORDO & ASTEROIDE TRIO



João Gordo (Ratos de Porão) se uniu à banda de Aruja (SP) Asteroide Trio para gravar um tributo “Punkabilly” de clássicos do Ratos. Estão presentes neste trabalho faixas como “Direito de Fumar“, “Crucificados pelo Sistema“, “Beber até Morrer”, entre outras. Até o momento o disco não se encontra disponível nas plataformas de  stream, mas uma versão especial em vinil 12″ splatter (e preto)  acaba de ser lançado pela Neves Records em parceria com o selo All Music Matters. A pré-venda pode ser adquirida clicando aqui ou aqui.


7º CÉU – “UM GOSTO DE SOL”




O primeiro full álbum da cantora e compositora Céu em que ela se coloca “apenas” como intérprete, ganhará uma versão em vinil 12″ via Três Selos. Com 12 faixas em sua tracklist, “Um Gosto de Sol“, entrega uma interpretação arrebatadora para faixas de João Gilberto, Antônio Carlos & Jocafi, Rita Lee,  Jimi Hendrix, Sade, Fiona Apple, Bestie Boys, entre outras, e conta com a participação especial de Russo Passapusso, Emicida e grupo Revelação.  A banda que acompanha a cantora é formada pelos músicos Pupillo (produção, bateria e percussão), Andreas Kisser (violão de sete cordas), Lucas Martins (baixo) e com as participações adicionais de Hervé Salters e Rodrigo Tavares (teclados), do veterano maestro Jota Moraes (vibrafone) e do DJ Nyack (beats e programações). A edição da Três Selos é ofertada em vinil colorido 180 gramas (para assinantes anuais do clube) ou em vinil preto 180 gramas. Para garantir a sua cópia, clique aqui.


8º “ONDAS SÍSMICAS: 10 CANÇÕES DE CANTORAS BRASILEIRAS DO SÉCULO 21”



O álbum “Ondas Sísmicas – 10 Canções de Cantoras Brasileiras do Século XXI” é uma adaptação / inspiração do livro “Ondas Sísmicas: 90 discos de cantoras brasileiras do século 21”, escrito pelo autor curitibano Gabriel Bernini. As 10 faixas foram selecionadas vieram de discos resenhados no livro. A capa do disco é um manifesto redigido por Laura Diaz (Carneosso), vocalista da banda Teto Preto. O lançamento do vinil ficou por conta do selo Romaria Discos com apoio da  Made In Quebrada Discos e da Vinyl Land. A pré-venda já começou e você pode adquirir a sua cópia clicando aqui.


9º CONDE FAVELA SEXTETO – “TEMAS PARA TEMPOS DE GUERRA” 



Roger é o responsável por trás da Pindorama Discos, uma loja virtual recheada de raridades da música brasileira dos anos 60, 70 e 80. Por lá é possível encontrar álbuns de diferentes estilos como AfrobrasilidadesLambadaCarimbóGuitarradaMPBSamba, entre outros, atualizados diariamente, com novidades que se esgotam rapidamente através do Instagram da loja. Já falamos aqui sobre a Pindorama, e com certeza é uma das lojas que eu acompanho diariamente. O primeiro lançamento como selo é o vinil do Conde Favela Sexteto – “Temas para Tempos de Guerra“,  banda com origem na região do ABC Paulista que está na ativa há 12 anos e lançou em 2020 o seu primeiro trabalho. A pré-venda, que já está se esgotando, oferta a venda do Vinil 12″ 180 gramas que pode ser adquirido clicando aqui e um combo contendo o disco + camiseta + ecobag clicando aqui. O lançamento é uma parceria  com os selo Made In Quebrada Discos e apresenta um trabalho que resgata temas de Jazz e Sambajazz, aprimorando a linguagem jazzística, improvisação e exploração instrumental.


10º FORÇA MACABRA & SKARNIO – “SPLIT 7”



A Criminal Attack é um selo parceiro do Monophono e um dos mais importantes no Brasil especializado em lançamentos em CD, K7 e Lp´s focados no Hardcore, Trash MetalMetal, Crossover, entre outros estilos, sempre se preocupando em ser o mais justo possível em relação aos valores praticados nos tempos atuais. Bruno é quem está a frente da distro e acaba de anunciar o lançamento de um Split entre duas lendárias bandas, com faixas inéditas. Do lado brasileiro a banda Skarnio, um dos precursores do Hardcore / Punk dos anos 80, com duas faixas brutais. Do outro lado a banda finlandesa Força Macabra,  fundada na cidade de Helsinque em 1991, os integrantes decidiram  compor todos as faixas lançadas em português, por serem grandes entusiastas de bandas brasileiras tanto do Punk, incluindo nesse portifólio a banda Skarnio, como também do Metal dos anos 80, como: Armagedom, Lobotomia, Ratos de Porão, Dorsal Atlântica, MX, Anthares, Chakal, Sarcófago, entre outras…

A capa e contra-capa do Split foi criada por Fernando JFL (Echoes of Death) e retrata o fascista responsável pelo desgoverno brasileiro nos últimos anos. Para adquirir a sua cópia desse split (que já nasceu um clássico da música extrema) limitado à 470 cópias (250 em vinil preto e 220 em vinil vermelho), clique aqui.












Deixe um comentário