TERCEIRO ATO “AMÉRICA DO SOL” FECHA O CICLO DE “OXEAXEEXU”, NOVO ÁLBUM DO BAIANA SYSTEM

Russo Passapusso e Bule Bule foto por Cartaxo

OXEAXEEXU”, novo trabalho do Baiana System finalmente já está entre nós por completo. O terceiro ato “América do Sol” fechou o ciclo de lançamentos desse primoroso disco.

O primeiro ato “Navio Pirata“, lançado no início do carnaval (que esse ano não existiu), chegou lavando a alma e causando uma grande nostalgia. O segundo ato, “Recital Instrumental“, o mais soturno dos três, veio para nos preparar e nos fortalecer no início do mês de março, um dos mais difíceis de toda esse período de pandemia.  Ontem, depois de uma ansiosa espera, finalmente o terceiro ato “América do Sol” chega para fortalecer e renovar as energias.





Com 8 faixas, “América do Sol” viaja entre ritmos afro-latinos, como reggae, salsa, samba e percussões, criando uma miscelânea de estilos que estão enraizados por todo o Brasil. O álbum conta com participações especiais de  Bule-BuleRapaduraCarolaine e da chilena Claudia Manzo

SOBRE AS FAIXAS

A música “Corneteiro Luiz” que abre esse terceiro ato, conta um pouco da história da independência da Bahia através dessa importante figura. “Dança de Airumã“, inicia-se com o canto dos índios Suruís de Rondônia. O samba-reggae “A Vida é Curta Pra Viver Depois” dá o seu recado na voz de Carolaine e Russo Passapusso. “Parachama“, que ganhou também um videoclipe, é uma espécie de reza, que conta com a participação da chilena Claudia Manzo tocando um instrumento tradicional na Colômbia e na Venezuela, o Quatro, além de compor e recitar os versos que compõem a música. A participação de Claudia continua na próxima faixa, “Capucha“, com sua voz forte, entoando  resistência e esperança. Mestre Bule Bule ao lado de MC Rapadura chegam até o sertão com a faixa “Oxe”. O mestre da rima, da reza, do cordel e da sabedoria popular, Bule Bule segue sua aula sobre sertão através da faixa “Vixe“. Por fim, para fechar essa indescritível obra, a faixa que abre o primeiro ato, “Reza Forte” é revisitada através de uma versão charanga na faixa “Reza Frevo“.





OXEAXEEXU”, com suas 20 faixas, é um álbum complexo, carregado de cultura, ancestralidade, sentimentos e emoções, que deve ser digerido aos poucos, com tempo hábil para entender à fundo qual foi a proposta apresentada pela banda, porém, na minha opinião, já é de fato um dos melhores discos lançados em 2021.

Para conferir as matérias relacionadas aos demais atos desse disco, clique nos links abaixo:

BAIANA SYSTEM LANÇA O PRIMEIRO ATO DO NOVO ÁLBUM “OXEAXEEXU”: NAVIO PIRATA

TANZABAHIA: O ENCONTRO ENTRE A ÁFRICA E O BRASIL ATRAVÉS DO NOVO VIDEOCLIPE DO BAIANA SYSTEM

COM CLIMA MAIS SOTURNO, BAIANA SYSTEM LANÇA SEGUNDO ATO “RECITAL INSTRUMENTAL” DO ÁLBUM “OXEAXEEXU”

Confira abaixo o videoclipe de “Pachamama“, o lyric video de “Capucha” e o terceiro ato “América do Sol” na íntegra:

Deixe um comentário