FRITA #2: REVISITANDO O INTIMISTA E TOCANTE ENCONTRO ENTRE FERNANDO CATATAU E JUÇARA MARÇAL

Foto por Vinicius Paes (Monophono)

No longínquo ano de 2019, mais especificamente no mês de fevereiro, o Monophono acompanhou o cantor, compositor, guitarrista, e produtor brasileiro Fernando Catatau (Cidadão Instigado), que dava início à primeira temporada solo no Centro da Terra em São Paulo. Durante duas terças-feiras, (05 e 12/02), Catatau  apresentou uma série de experimentos sonoros, servindo de embrião para o que viria a ser seu futuro trabalho autointitulado, lançado em 2022.


Fernando Catatau 2019 (Centro da Terra) Foto por Vinicius Paes (Monophono)

 

Fernando Catatau 2019 (Centro da Terra) Foto por Vinicius Paes (Monophono)


No mês de outubro passado, Catatau retornou ao Centro da Terra,  para uma série de  4 shows (intítuladas de #Frita) com curadoria de Alexandre Matias (editor e criador desde 1995 do site Trabalho Sujo) que ocorreram às segundas-feiras (dias 10, 17, 24 e 31) e em cada data, recebeu participações muito especiais (Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Anna Vis, Yma e Edson Van Gogh), tornando todas essas apresentações únicas. No dia 17/10, saimos de São Bernardo do Campo rumo ao Centro da Terra para conferir o segundo ato solo de Catatau, dessa vez mais complexo e amadurecido em relação à 2019. Na ocasião (Frita #2), Fernando Catatau convidou Juçara Marçal (Metá Metá), assim como ele, um dos maiores e mais importantes nomes da música brasileira atual. 

F
Fernando Catatau, Matheus e Juçara Marçal (Centro da Terra) Foto por Vinicius Paes (Monophono)


Um misto de alegria e incertezas marcaram aquela noite, em meio ao caos que o país ainda vive, mas o tão aguardado encontro fez o coração aquecer já nos primeiros acordes. Fernando Catatau e Juçara Marçal anunciaram ali uma parceria que rendera até então duas músicas inéditas, que foram apresentadas e recebidas com grande furor durante o show: “Sangue no Chão“ e O Grande Vazio“. Também fizeram parte da apresentação músicas do disco solo de Catatau e também do trabalho solo de Juçara Marçal. Vale lembrar que a parceria entre os dois já vem de antes e rendeu uma das canções escritas por Catatau presente no último álbum de Juçara Marçal, “Delta Estácio Blues“. A interpretação do trio para a faixa “Lembranças que Guardei“, foi um dos pontos mais altos do show e foi executada também no tão esperado BIS ao final da apresentação. Uma das grandes surpresas da noite, ao menos para este editor, foi a participação do jovem talentoso Mateus Fazeno Rock (vale muito a pena pesquisar e conhecer o seu trabalho), conterrâneo de Catatau, que logo em sua entrada desferiu um monólogo poderoso e arrepiante, enquanto Catatau e Juçara pilotavam sua guitarra e sintetizadores respectivamente.


Fernando Catatau, Matheus e Juçara Marçal (Centro da Terra) Foto por Vinicius Paes (Monophono)


Fernando Catatau optou por fechar o show com uma espécie de luau. De forma mais intimista ainda, o trio se direcionou à frente do público, e sentados, interpretaram o primeiro single de seu disco solo, “Nada Acontece“, fechando primorosamente a segunda edição da temporada de 2022 no sensacional teatro do Espaço Cultural Centro da Terra.

O Monophono bateu um papo rápido com Fernando Catatau sobre a parceria de músicas inéditas com Juçara Marçal, pois ficamos curiosos e ansiosos sobre um possível novo full álbum da dupla:

Pra gente foi muito especial. O encontro, a possibilidade de criar coisas juntos. Eu tenho trocado bastante com a Juçara. No show foram duas novas em parceria. “Sangue no Chão“ e “O Grande Vazio“. A gente tá compondo e não sabemos ainda no que vai dar. Ja temos 3 composições e mais uma no meio do caminho. Acho que a temporada tá servindo pra isso. To compondo com todo mundo. E todas as pessoas que convidei foram pessoas que eu ja vinha conversando de criar coisas novas.”

A apresentação de Frita #2, o tocante encontro entre Fernando Catatau, Juçara Marçal e Mateus Fazeno Rock pode ser conferido na íntegra, através da lente de Alexandre Matias logo abaixo:
















Deixe um comentário