DIFERENTES PERSONALIDADES DA MÚSICA ELEGEM “O MELHOR ROCK DE TODOS OS TEMPOS” – PARTE 1


Fazer uma escolha sobre qual seria a melhor banda na sua opinião, por si só  já é uma tarefa tortuosa. Um disco específico dessa banda então, nem se fala. Agora, escolher uma única música como sendo o melhor Rock de todos os tempos, é uma ação quase que impossível.

O Monophono bateu um papo hoje com algumas personalidades da música, para descobrir na opinião de cada uma delas a polêmica pergunta: Qual o melhor Rock de todos os tempos (música e banda) e por quê? Confira abaixo a primeira parte dessa matéria:


Difícil hein, ao mesmo tempo fácil. Na minha opinião, Rock é atitude e um bom Riff de guitarra. Partindo dessa lógica, “Foxy Lady” de Jimi Hendrix é a música que traduz o que é o Rock.




Como posso colocar tudo que gosto? Bem, vou precisar de eletricidade,  de pelo menos 50 toca-discos com seus poderosos alto-falantes e dar play nos 50 discos para colocá-los em uníssono. Ai sim hahah No final seria uma parede de som dos meus discos favoritos. Rokenroll, Dança Zunis, Hardcore, Cha Cha, Ondas do mar, Tambor, Xilofone, Thrash Metal, o silêncio do vento sem parar, as buzinas da cidade grande… passarinhos”




Kick Out The Jams” – MC5. Um chute no saco de quem acha que Rock não fala de política e não tem atitude.




Eu não tenho um melhor rock de todos os tempos, afinal os tempos mudam, as músicas também. Eu acho que existem alguns mais importantes que outros, tanto pra história do Rock em si, quanto por gosto pessoal mesmo. Atual de Rock eu não ouço muita coisa. Estou até por fora do que tem rolado, acho. Mas se é pra dar uma resposta um pouco mais simples, vou ir no básico das origens mesmo. São os criadores do estilo. Little Richard com “Tutti Frutti” e Chuck Berry com “Maybellene”. Ambos deram uma nova cara pro Rhythm and blues, e ao fazerem isso inventaram outro estilo. As coisas não seriam as mesmas sem esses dois, então a importância acaba sendo imensa. Fora que eu os escuto até hoje. Acho que também a Sister Rosetta, que apesar de ser um som bem mais lento, uma música gospel que não falava de consumismo, nem tinha temática adolescente como o Chuck Berry, foi a direta influenciadora tanto dele como do Little Richard. Então da pra colocá-la como uma madrinha do Rock. O som que eu sugiro é o “Rock Me”, que ela gravou em 1938.




O melhor rock de todos os tempos é quando participamos dele, quer seja executando ou apreciando!





American Jesus” – Bad Religion. O melhor Rock de todos tempos… A prosperidade está aí somente para alguns, a maioria é esmagada, sem esperança, sem dignidade. Essa música me marcou e moldou também, geração 85 e em 1999 pude ver ao vivo, depois dali a minha vida nunca mais foi a mesma. Só queria saber de ter banda, de questionar, de fazer acontecer.





Keep a Knockin” do Little Richard de 1958, é pra mim o melhor Rock de todos os tempos, não só porque foi a música que fez meu coração e cabeça explodirem quando ouvi pela primeira vez, mas também por mais dois motivos: a porrada que é pra época que foi lançada, uma obra prima gigante e eletrizante; e também porque ninguém menos que o Led Zeppelin copiou a bateria para a sua clássica “Rock and Roll” de 1971.





Eu amo a música “Hocus Pocus” da banda Focus. Mas na verdade sou Beatle Maníaco. Chutei uma das milhares que gosto.






Cara essa é muito difícil , mas provavelmente as gravações da Sun Records, as primeiras gravações do Elvis, Carl Perkins, Jerry Lee, Roy Orbinson, Cash, Warren Smith, Billy Lee Riley. Como eu te disse, é o som da Sun Records. Mas pra escolher 1 seria “That’s Allright Mama” do Elvis.


E na sua opinião, qual o melhor rock de todos os tempos? Deixe uma mensagem pra gente através dos comentários. Em breve a segunda parte estará no ar.

Deixe um comentário