MOPHO: SAVES THE DAY EM UM SHOW COMPLETO NO INÍCIO DA CARREIRA



O Saves the Day foi uma das bandas mais representativas da segunda onda do emo/hardcore, e durante um certo período esteve presente de forma constante no meu dia a dia, mais precisamente no decorrer dos 3 primeiros álbuns lançados:  “Can’t Slow Down” (1998), “Through Being Cool” (1999) e “Stay What You Are” (2001)*.  A partir do quarto disco do STD, “In Reverie” já é possível notar a transição das músicas para a terceira onda do Emo com canções mais lentas, uma voz mais afinada e menos gritada e quase nada da pegada hardcore que era constante nos álbuns anteriores. 

*Foto pessoal repostada pela banda (em breve na coluna Meus Discos)

Fundada em 1997 na cidade de Princeton, New Jersey pelo frontman Chris Conley (vocalista, guitarrista) e único membro original da banda, o Saves the Day possui diferentes versões de formação durante toda a sua carreira (ao todo 13 músicos além de Chris) e toda essa mudança é percebida ao longo de cada um dos lançamentos (9 álbuns de estúdio no total), sendo o último, “9” lançado em 2018.

O aclamado “Through Being Cool”, segundo disco do STD, foi o responsável por elevar ainda mais o status da banda, eleito pela revista Rolling Stone como o 18º álbum mais importante do EMO, entre uma lista de 40 discos. Clássicos como “Shoulder to the Wheel“, “Rocks Tonic Juice Magic“, “Third Engine“, entre outros estão presentes nesse play.


A banda arriscou uma turnê em 2019 pela américa latina, os ingressos chegaram a ser vendidos e o show que aconteceria no Fabrique Club acabou sendo cancelado algum tempo depois, assim como toda a turnê. Este que vos escreve e tantos outros fãs aguardam até hoje um reagendamento (que não acontecerá tão cedo por motivos óbvios).

No longínquo ano de 1998, logo no início da carreira, a banda se apresentava em Long Island, NY. O set que foi gravado em VHS e posteriormente digitalizado, encontra-se logo abaixo. Nele é possível acompanhar a energia da banda, assim como do público que em coro já cantava todas as canções. Algumas informações adicionais são citadas por um usuário do Youtube, apelidado de Freestyle Finds: “Esse vídeo é inacreditável de muitas maneiras: Nele Chris diz que eles tiveram uma maratona de ensaio durante 6 horas com o guitarrista Dave e que aquela era a primeira vez que eles tocavam juntos ao vivo“… “O rodie Ted Alexander, que Crhis constrange durante a apresentação, se junta à banda durante “Through Being Cool“… “O baixista Sean MacGrath que aparece na apresentação, infelizmente morreu de câncer em 2003“.

Confira a apresentação do Saves the Day diretamente de 1998:

Deixe um comentário