VERSÕES: WALTER FRANCO, IRA!, OLHO SECO, CÓLERA, ULSTER, TITÃS, PATO FU E CAMISA DE VÊNUS



Walter Franco, um dos malditos da MPB, iniciou sua carreira no em 1971, lançando seu primeiro compacto “Tema do Hospital” naquele mesmo ano, que contava com participação da cantora Silvia Maria, tornando-se uma raridade até os dias de hoje. A música título (Lado A) fazia parte da trilha sonora da novela ‘Hospital‘, exibida pela TV TUPI. O Lado B do compacto, apresentava o single “Tire os Pés do Chão“. O músico nunca esteve inserido nos movimentos da época (Bossa Nova ou Tropicalismo), mas foi um importante representante da contracultura brasileira. Lançou álbuns icônicos nessa década e na próxima, como “Ou Não” de 1973, “Revolver” de 1975, “Respire Fundo” de 1978 e “Vela Aberta” de 1980.


Diferentes bandas brasileiras, de diversos estilos musicais, tinham Walter Franco como ídolo em comum, e chegaram a registrar ótimas versões de suas canções: Ira!, Olho Seco, Cólera, Ulster, Titãs, Pato Fu e Camisa de Vênus foram algumas que selecionamos para a coluna de hoje. Confira abaixo:

ÁLBUM REVOLVER – 1975 | FAIXA “FEITO GENTE”

O single “Feito Gente“, presente no álbum “Revolver” de 1975, ganhou uma versão punk gravada pela banda Olho Seco entre os anos de 1981 e 1983. A faixa faz parte do álbum “Os Primeiros Dias 1981 – 1983 (Demo)“, coletânea relançada em 2003. Alguns anos antes desse relançamento, em 1999, um álbum tributo ao Olho Seco, trazia versões gravadas por bandas punk´s brasileiras, e ficou a cargo do Cólera fazer a versão da “versão” de “Feito Gente“. Em 2007 foi a vez do Ira! gravar a sua versão da mesma música, presente no álbum “Invisível DJ“. A capa do disco (com a foto de uma mosca) aparentemente faz uma referência (ou coincidência) ao primeiro full álbum de Walter Franco, “Ou Não” de 1973.



Confira abaixo a faixa “Feito Gente” por Walter Franco e as versões pelas bandas citadas:

FEITO GENTE – WALTER FRANCO

FEITO GENTE – OLHO SECO

FEITO GENTE – CÓLERA

FEITO GENTE – IRA!


ÁLBUM RESPIRE FUNDO – 1975 | FAIXAS “RESPIRE FUNDO” E “CORAÇÃO TRANQUILO”

Outra banda punk que fez sua contribuição foi o Ulster, com a versão da faixa “Respire Fundo“, lançada em 1999 através do Split em vinil 7″ com a banda Negative Control, também do ABC. Do mesmo disco (Respire Fundo), os mineiros do Pato Fu gravaram uma versão da faixa “Coração Tranquilo“, que fez parte da trilha sonora do filme nacional “Houve uma vez dois verões“, de 2002.

Confira abaixo a faixa “Respire Fundo” e “Coração Tranquilo” por Walter Franco e as versões de Ulster e Pato Fu:

RESPIRE FUNDO – WALTER FRANCO

RESPIRE FUNDO – ULSTER

CORAÇÃO TRANQUILO – WALTER FRANCO

CORAÇÃO TRANQUILO – PATO FU


ÁLBUM VELA ABERTA – 1980 | FAIXA “CANALHA”

Em 1986 o Camisa de Vênus lançava o álbum “Duplo Sentido“, e a primeira versão da faixa “Canalha” (lançada originalmente por Walter Franco em 1980) aparece nesse disco. 28 anos depois, foi a vez dos Titãs registrarem a sua versão para essa canção, presente no álbum “Nheengatu“, de 2014.

Confira abaixo a faixa “Canalha” por Walter Franco e as versões por Camisa de Vênus e Titãs:

CANALHA – WALTER FRANCO

CANALHA – CAMISA DE VÊNUS

CANALHA – TITÃS

Walter Franco nos deixou em 2019, aos 74 anos, vítima de um AVC. Seu legado estará para sempre registrado como um dos mais importantes músicos brasileiros.

Um comentário em “VERSÕES: WALTER FRANCO, IRA!, OLHO SECO, CÓLERA, ULSTER, TITÃS, PATO FU E CAMISA DE VÊNUS

Deixe um comentário