MEUS DISCOS: BYO SPLIT SERIES VOL. 1 LEATHERFACE TOGETHER WITH HOT WATER MUSIC

A gravadora Byo Records foi criada no início dos anos 80 pelos irmãos Mark e Shawn Stern, também fundadores da banda Youth Brigade. A ideia inicial era lançar os discos da própria banda, assim como organizar festivais, dando início a um dos maiores festivais da Califórnia, o Punk Rock Bowling, que acontece frequentemente em Las Vegas. Com o passar do tempo, surgiram novas oportunidades e a gravadora incluiu no seu cast bandas clássicas do punk rock como 7 Seconds, SNFU, The Bouncing Souls, entre outras.



Em 1999, durante a turnê de lançamento do álbum “No Division” do Hot Water Music, surgiu a ideia do lançamento de uma série de compilações em formato split. Tudo graças ao vocalista Chris Wollard, que tinha o desejo de trazer a banda britânica Leatherface (uma das maiores influências do HWM) para uma turnê conjunta pelos EUA e aproveitou a oportunidade para fazer uma proposta ao vocalista Frankie Stubbs de, além da turnê, gravarem um disco juntos, via Byo Records, sem o conhecimento até então dos irmãos Stern. Após o aceite, a ideia foi rapidamente abraçada pela gravadora, dando início a uma das mais bacanas séries de split já lançadas.




INFLUÊNCIA DO JAZZ NA ARTE DISCOS


A arte das capas da série Byo Split, foi influenciada diretamente pelas coletâneas lançadas pela Blue Note durante os anos 50, com Milles DavisBud Powell, Art Blakey, entre outros gigantes do Jazz (veja imagem acima).

Durante os anos de 1999 à 2004, 5 volumes da série Byo Split foram lançados: BYO Split Series Volume I com Leatherface e Hot Water Music (1999), BYO Split Series Volume II com Youth Brigade e Swingin’ Utters (1999), BYO Split Series Volume III com Nofx e Rancid (2002), BYO Split Series Volume IV com The Bouncing Souls e Anti-Flag (2002) e BYO Split Series Volume V com Alkaline TrioOne Man Army (2004).

O álbum que deu origem ao Meus Discos de hoje e que também foi responsável pelo surgimento dessa série, foi gravado em apenas 3 dias, sendo o LADO A inteiramente da banda Leatherface e o LADO B com músicas do Hot Water Music. Com uma gravação um tanto quanto Low-fi (ao menos na prensagem em vinil) em relação aos full álbuns lançados por ambas as bandas, BYO Split Series Volume I entrega um material honesto, que conta com duas grandes bandas em perfeita sintonia. A influência do Leatherface em relação ao som feito pelo Hot Water Music é evidenciada após conferir esse disco por completo.

Os destaques ficam por conta dos singles “Andy” e “Wax Lyrical” do Leatherface e por “Caught Up” e “Take It As It Comes” do Hot Water Music.

Clique aqui para conferir o disco na íntegra. Caso queira adquirir o álbum em vinil 12″ azul, clique aqui.

Deixe um comentário