VERSÕES: GAL COSTA, RUBEL, CAETANO VELOSO, MUTANTES, JALOO, RITA LEE E TIM MAIA


No Versões de hoje, contaremos um pouco sobre a história do single “Baby“, eternizado na voz de Gal Costa, mas que foi lançado inicialmente pela banda Os Mutantes.

Composta no ano de 1968 por Caetano Veloso, à pedido da sua irmã Maria Bethânia, tinha como uma de suas recomendações incluir a frase “Leia na minha Camisa“, associada a expressão “Baby, i Love You“, uma alusão às estampas utilizadas na época.  Atendendo a esse pedido, nasce a canção em questão e, em meio à efervescência tropicalista do momento, nada melhor do que um lançamento à altura,  e assim “Baby” foi incluída no álbum-manifesto do movimento, “Tropicália ou Panis et circensis”, do Mutantes, lançado no mesmo ano. A música também foi lançada em uma versão em inglês presente no álbum “Jardim Elétrico” de 1971.



Em 1969, foi a vez de Gal Costa gravar a sua versão de “Baby”, sendo até hoje a mais conhecida por todo o mundo. A canção faz parte do álbum homônimo e conta com as participações de Gilberto Gil nas guitarras e vocal, assim como Caetano Veloso, também nos vocais.

No ano de 1989 foi a vez do rei do Soul Music brasileiro, Tim Maia, contribuir com a sua versão de “Baby“, presente no álbum ao vivo “Tim Maia In Concert“. Dois anos antes desse lançamento, vinha ao mundo Jaime Melo Junior, cantor e compositor conhecido como Jaloo. 45 anos depois do lançamento original de “Baby“, Jaloo ficou a cargo de apresentar a sua versão contemporânea do single, presente no álbum “Couve”, de 2013.

Por fim, no início de 2020, Gal fez uma apresentação na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, que contou com a participação do cantor Rubel, interpretando “Baby“. Dessa captação surgiu o lançamento do single durante a pandemia, via gravadora Biscoito Fino.

Durante algumas apresentações ao vivo, Rita Lee e Caetano Veloso, acompanhado de seus filhos Moreno Veloso, Zeca Veloso e Tom Veloso, também apresentaram suas versões de “Baby“.

Confira abaixo todas as versões citadas nessa matéria:

“Baby” – Os Mutantes

“Baby” (Versão em inglês) – Os Mutantes

“Baby” – Versão por Gal Costa

“Baby” – Versão ao vivo por Gal Costa e Rubel

“Baby” – Versão ao vivo por Tim Maia

“Baby” – Versão ao vivo por Rita Lee

“Baby” – Versão ao vivo por Caetano Veloso, Moreno Veloso, Zeca Veloso e Tom Veloso

“Baby” – Versão por Jaloo

Deixe um comentário