MASTODON LANÇA COLETÂNEA DE B-SIDES E DISPONIBILIZA MÚSICA INÉDITA


O constantemente indefinível, mas sempre interessante, quarteto norte-americano Mastodon, irá lançar no próximo 11 de setembro uma coletânea chamada “Medium Rarities”, que terá de tudo um pouco. Covers de artistas, digamos, um tanto diferentes, entre si e do próprio grupo (“A Commotion” da Feist, “Atlanta” dos Butthole Surfers, com participação do vocalista Gibby Haynes, “A Spoonful Weights a Ton” dos Flaming Lips, e “Orion” do Metallica), temas presentes em trilhas sonoras de séries (“White Walker”, de Game of Thrones) e filmes (“Cut You Up With a Linoleum Knife”, do longa-metragem da animação Aqua Teen Hunger Force), sons ao vivo (“Iron Tusk”, “Crystal Skull”, “Capillarian Crest”) e versões instrumentais de números já registrados (“Asleep at the Deep” e “Haloween” do “Once More ‘Round the Sun”, e “Jaguar God”, do “Emperor of Sand”). Em meio a todo esse catado, uma música inédita – “Fallen Torches”, aqui linkada para o leitor do Monophono.


Segundo a banda, a faixa foi gravada em 2019, para auxiliar a divulgação da turnê européia, mas ficou guardada por conta do falecimento do empresário Nick John, homenageado com um cover de “Stairway to Heaven” em um single cujo faturamento foi revertido em prol da Fundação Hirshberg e suas pesquisas relacionadas ao câncer do pâncreas. Definida pelos próprios músicos como “Mastodon clássico” e com participação de Scott Kelly, do Neurosis, a composição possui refrão bastante melódico, e suas harmonias remetem à fase de transição que se iniciou com Crack the Skye (a belíssima capa da coletânea também nos faz lembrar daquele período). O disco novo parece estar encaminhado – segundo declarações do guitarrista Bill Kelliher, o instrumental está mais “simples”, assim como as linhas vocais, criadas pelo baterista Brann Dailor, estão “em uma linha meio Radiohead” (!). Antes, a banda marcará presença na trilha sonora de “Bill & Ted Face the Music”, longa-metragem com lançamento agendado para o início de setembro.

 Medium Rarities privilegiará o mercado digital, mas uma versão limitada em vinil duplo colorido está em pré-venda – se você possui interesse, clique aqui.

Confiram abaixo o single inédito “Fallen Torches” e um vídeo de uma apresentação da banda ao vivo no Rock In Rio em 2015:

Deixe um comentário