VERSÕES: THE WHO x SCORPIONS x DAVID BOWIE x YVONNE ELLIMAN x THE CLASH x FATBOY SLIM x RELESPÚBLICA x ULTRAGE A RIGOR x IRA!


“I Can´t Explain
” é uma canção clássica da banda de rock Inglês The Who, escrito por Pete Townshend e produzida por Shel Talmy. Foi lançada como single em Outubro de 1964 no Reino Unido e em 15 de janeiro de 1965 nos Estados Unidos, tornando-se a partir dai uma das músicas que mais ganharam versões, servindo também de inspiração para outras músicas, através de seus riffs.

No ano de 1973, David Bowie lançou sua versão de “I Can´t Explain“, presente no álbum “Pin Ups“. Naquele mesmo ano, a cantora Yvonne Elliman também inclui a sua versão da mesma canção no álbum “Food Of Love”. O punk rock do The Clash foi influenciado pelos Riffs de “I Can´t Explain“, dando origem aos hinos “Clash City Rockers” e “Guns on the Roof“. Já no final década de 80, a banda Scorpions inclui sua versão do single na coletânea  “Best of Rockers ‘n’ Ballads”.

Nos anos 90 foi a vez da música eletrônica se fundir com o rock feito pelo The Who. O Fatboy Slim lançou em 1997 o single “Going Out Of My Head“, usando como sampler o riff de “I Can´t Explain“. Os brasileiros também tiveram sua participação nas versões do single. Roger, do Ultrage a Rigor, escreveu uma versão em português, que foi gravada primeiramente pelo Ira! no ano de 1998 e fez parte do álbum “Você Não Sabe Quem Eu Sou“. Alguns anos depois, o próprio Ultrage a Rigor deixa registrada a sua versão de forma acústica, através do “Acústico MTV“, no ano de 2005.

Relespública – Fotos por Fabiano Ferreira

Fãs declarados do The Who e representantes do mod curitibano, a Relespública quase sempre  interpreta versões da banda em seus shows, inclusive criaram um projeto para tocar somente músicas do The Who, em comemoração ao aniversário de 50 anos. O registro em vídeo para o single “I Can´t Explain” é de um show ao vivo em Curitiba no ano de 2015.

Confira abaixo a original e as versões de “I Can´t Explain”:

I Can´t Explain – Versão Original Estúdio por The Who

I Can´t Explain -Versão Estúdio por David Bowie

I Can´t Explain -Versão Estúdio por Yvonne Elliman

Clash City Rockers – Versão Estúdio Original por The Clash (Riff´s de “I Can´t Explain”)

Guns on the Roof – Versão Estúdio Original por The Clash (Riff´s de I Can´t Explain)

I Can´t Explain -Versão Estúdio por Scorpions

Going Out Of My Head (Sampler I Can´t Explain) – Versão Estúdio por Fatboy Slim

Eu Não Sei (I Can´t Explain) – Versão Estúdio por Ira!

Eu Não Sei (I Can´t Explain) – Versão Acústica por Ultrage a Rigor

I Can´t Explain -Versão ao vivo por Relespública

 

Deixe um comentário