NAPALM DEATH: “BACKLASH JUST BECAUSE” LIBERADA NA INTERNET


Depois de anunciar título e “track list” do novo álbum, o Napalm Death enfim solta a primeira música de “Throes of Joy in the Jaws of Defeatism: “Backlash Just Because” é a tradicional festa de decibéis tão cara ao grupo inglês, mas com algo diferente dos últimos registros – o vocalista Barney Greenway havia adiantado a influência de noise rock no material recente, e algo na canção se mostra saudavelmente impuro, mais convicto do que o antecessor “Apex Predator – Easy Meat”, e com uma produção bastante encorpada, que valoriza a polifonia caótica do tema. Um comentário no YouTube aponta um certo clima de “Fear, Emptiness, Despair” presente na composição; outro afirma que a faixa soa como um amálgama entre Napalm e Converge. Nenhum dos dois está errado.

Sobre “Backlash…”, o cantor declarou: “essa canção em particular realmente me estimulou enquanto eu escrevia as letras para todo o álbum. É distorcida e tradicional, mas ao mesmo tempo excêntrica e dissonante, e no fim das contas cativante, como tudo deve ser nesse contexto de som agressivo. Liricamente, foi direcionada à arte maldosa de criar alvos fáceis e fomentar paranoia e repulsa, o que sinto ter se tornado algo de rigueur nos tempos atuais. E realmente deixei vocais mais esporádicos comerem soltos no fim da música – é uma verdadeira ‘festa de latidos’ àquela altura. Adorável”.

As fotos de divulgação mostram que o outrora quinteto agora resume-se a um trio – quem gravou as guitarras de “Throes of Joy…” permanece um mistério pra mim (pelo visto Mitch Harris está definitivamente fora; as seis cordas podem ter sido feitas tanto pelo próprio baixista Shane Embury quanto por John Cooke, figura constante nas últimas turnês do ND). O álbum foi mais uma vez produzido por Russ Russell (que trabalha com o grupo desde o primeiro “Leaders Not Followers”, de 99) e tem data de lançamento marcada para 18 de setembro próximo.

Confira abaixo o vídeo de  “Backlash Just Because” e uma apresentação da banda no início de 2020: 

Deixe um comentário