VERSÕES: “LAST KISS” POR WAYNE COCHRAN x J. FRANK WILSON AND THE CAVALIERS x ELVIS PRESLEY x PEARL JAM



O single “Last Kiss” ficou mundialmente conhecido (pela segunda vez) no final dos anos 90 através da voz de Eddie Vedder, porém, a história por trás dessa canção surgiu no início dos anos 60. Apesar de ser uma baladinha pop, a canção fala sobre um amor que chega ao fim de forma trágica.

Háviam rumores de que “Last Kiss” foi escrita após um trágico acidente envolvendo cinco jovens em dezembro de 1962, durante um passeio de  carro pela Highway 341, na área rural de Barnesville, na Georgia (EUA).

Além do motorista J.L Hancock e sua namorada Jeanette Clark, Wayne Cooper também estava no banco da frente, enquanto os amigos Jewel Emerson e Ed Shockley estavam no banco de trás. Era inverno e a visibilidade estava comprometida pela neblina. O motorista não conseguiu desviar de uma caminhonete que estava parada na estrada. Os três adolescentes do banco da frente morreram na hora.

Wayne Cochran, um cantor de Soul Music (conhecido por seus trajes bizarros e seu gigante pompadour branco) morava próximo a essa estrada e estava lançando uma música sobre os acidentes que ali aconteciam. A música foi dedicada a Jeanette Clark. Diferente do que muitos acreditavam, a música não foi escrita baseada estritamente nesse acidente em questão, pois uma versão de “Last Kiss” já havia sido lançada em 1961. Após a dedicatória, uma nova versão foi lançada. Ao todo, Wayne Cochran gravou 4 versões do mesmo single.

Em 1964, o grupo americano formado por J. Frank Wilson And the Cavaliers gravou um cover de “Last Kiss“. A música virou sucesso imediato e em outubro do mesmo ano fez parte do top 10 Estados Unidos, atingindo o segundo lugar da Billboard Hot 100, vendendo mais de 1 milhão de cópias e ganhando o disco de ouro. Em três anos, “Last Kiss” surgiu desconhecida na voz de Wayne Cochran e chegou ao mundo na voz de J. Frank Wilson.

Quem também eternizou o single “Last Kiss“, através de uma versão que não repercutiu tanto, foi o rei do rock Elvis Presley



“Last Kiss” viria alcançar o mundo pela segunda vez no ano de 1999, dessa vez na voz de Eddie Vedder, com o lançamento do álbum “Sem Fronteiras: Em Benefício Dos Refugiados de Kosovo”, coletânea com Alanis Morissette, Rage Against the Machine, Black Sabbath, Pearl Jam, entre outros. O single também foi lançado através de um EP em vinil 7″.

Confira abaixo as diferentes versões de “Last Kiss“:

Last Kiss – 1º versão por Wayne Cochran


Last Kiss – 2º versão por Wayne Cochran

Last Kiss – versão por J. Frank Wilson And the Cavaliers

Last Kiss – versão por Elvis Presley

Last Kiss – Versão por Pearl Jam

Deixe um comentário