JORGE DUBMAN, AKA DR. DRUMAH, LANÇA “NU-KONDUKTOR”, SEGUNDO ÁLBUM DE SUA CARREIRA DURANTE A PANDEMIA

Dr. Drumah foto por Amanda Tropicana

O grande filósofo Platão foi assertivo ao afirmar que “A música é o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. Em tempos tão sombrios, além do aprendizado, a música também salva. É através dela que muitos buscam abrandar esse momento tão difícil. Esse período também foi muito produtivo para alguns músicos e bandas, que direcionaram todo seu conhecimento adquirido durante anos de vivência em álbuns que transcenderam  as expectativas. 

Dr. Drumah,  alcunha usada pelo baterista baiano Jorge Dubman (IFÁ) enquanto produtor de Beats, foi um dos grandes nomes que conseguiram explanar esse sentimento de acolhimento, descanso e salvação através de seus trabalhos. Lançou no início da pandemia o excelente disco “The Confinement Vol. 1: Africa“, um mergulho nas pesquisas sobre a música africana.




Colecionador de vinis e exímio explorador da cultura musical, o extraordinário Dr. Drumah lançou recentemente, no final de julho, o álbum “Nu-Konduktor“,  que conta também com participações mais que especiais de Kiko Continentino (Azymuth), Maurício Fleury (Bixiga 70), Junix (Baiana System), Fabricio Mota (IFÁ), entre outros.

Com uma pegada mais orgânica, mesclando registros de baterias autorais, piano Rhodes, Beats e Samplers, com ritmos que viajam entre o Jazz, Afrobeat, Rap, Hip Hop  e com uma pitada essencial de Brasilidades, o disco foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.




O Rapper Rodrigo Brandão, que acompanhou todo o processo de produção do disco, sintetizou de forma sucinta esse novo trabalho:

Cozido em panela de pressão pelo onipresente fator pandêmico e suas limitações, o novo álbum instrumental de Dr. Drumah demonstra a amplitude de composição que se pode alcançar pelo trilho da mentalidade de um beatmaker que resolve sair da zona de conforto. Trata-se assim de um disco com alma de hip hop, realizado com instrumentação ‘tradicional’, de forma espontaneamente analógica, sob a batuta do Nu-Konduktor“.

Confira abaixo, na íntegra, “Nu-Konduktor“, novo álbum de Dr. Drumah, com previsão de lançamento em vinil 12″ para o ano de 2022 via Kzah 04 Records, também responsável pelo lançamento de “The Confinement Vol. 1: Africa“, nesse mesmo formato, em edição limitada de 300 cópias:

Deixe um comentário