RELESPÚBLICA LANÇA SINGLE “JAMES BROWN” COM FEAT DE EDGARD SCANDURRA + RELANÇAMENTO DE “AS HISTÓRIAS SÃO IGUAIS”



20 de novembro de 2020, Dia Nacional da Consciência Negra. A cada 23 minutos um jovem negro morre no Brasil. Ontem, poucas horas antes do início dessa importante data, mais um homem negro foi brutalmente assassinado, enquanto as lideranças desse nosso desgoverno, cada vez mais negacionistas em diferentes esferas, afirma em rede pública, nessa mesma data importante que “no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil, não existe aqui“. Lamentável. Isso nos causa raiva, tristeza e indignação. Nossa solidariedade e respeito à família e amigos de João Alberto Silveira Freitas e à toda a comunidade negra que sofre diariamente com o racismo estrutural.

Dito isso, os mods curitibanos da Relespública escolheram essa data para homenagear e exaltar a música negra através da faixa “James Brown“. Até então inédita em formato estúdio, o single foi escrito em 1991 e já foi executado em diversos shows da banda. “Sempre amei o ritmo da música negra. Blues, soul, funk e até nosso samba, claro” conta Fabio Elias, vocalista da Reles. Ao lado do primeiro vocalista da banda, Daniel Fagundes (falecido em maio 1994), passavam as tardes ouvindo música negra em vinil. “James Brown era o pai de todos na nossa singela opinião de jovens descobridores daqueles caras como Otis Redding, Sam Cooke, Marvin Gaye e todos os outros das gravadoras Motown e Stax. Um mod de verdade tem que ouvir música negra. Está no DNA mod” completa.

Arte de “James Brown” pelo curitibano Guilherme Caldas, autor das clássicas HQs Candyland ao lado do paulista Olavo Rocha (músico das bandas Lestics e Olavo Rocha). Caldas também foi responsável pela arte do álbum “As Histórias São Iguais”.

Durante uma session de ensaio para a gravação do DVD MTV Apresenta Relespública em 2005, a banda recebeu a visita do amigo Edgard Scandurra no Estúdio Mosh em São Paulo. Juntos, com a participação de Edgard na guitarra, gravaram a faixa em questão, que até então estava guardada e nunca lançada em nenhum álbum da Relespública. Esse lançamento, que chega hoje à todas as plataformas de streaming, faz parte de uma série de novidades que estão por vir em 2021. Além disso, Fabio Elias (voz e guitarra), Ricardo Bastos (baixo e vocais) e Moon (bateria), agora são artistas contratados da Volts, iniciativa fonográfica da capital paranaense voltada para o mercado de rock e pop

Confira abaixo “James Brown”, faixa inédita da Relespública:

 

RELANÇAMENTO DE “AS HISTÓRIAS SÃO IGUAIS”

Outra grande novidade da Relespública é o relançamento do álbum “As Histórias São Iguais“. O disco, lançado originalmente em 2003 e considerado um dos melhores álbuns da banda, foi remasterizado no Golden Mastering,  em Ventura, California, responsável por masterizações e remasterizações de bandas como Soundgarden, Sunny Day Real State, Charles Bradley, OFF!Little Joy, entre outras.



A versão remasterizada de “As Histórias São Iguais” já está disponível através das plataformas de streaming, porém poderá ganhar em 2021 a tão esperada versão em vinil 12″.

Em uma entrevista que fiz com a banda em 2009, véspera da reabertura da fábrica de vinil Polysom, questionei sobre um possível lançamento em vinil para o futuro, e Fabio Elias respondeu: “Não vou sossegar enquanto não lançarmos um vinil completo, um Long Play! Isso seria pra nós, a realização de um sonho!”. Assim como eles, também esperamos que esse sonho se realize em breve.

 

Deixe uma resposta