MOPHO: NOVOS BAIANOS AO VIVO EM 1972 NO QUINTAL DO CANTINHO DO VOVÔ

Durante os anos de 1971 e 1975, em plena ditadura militar brasileira, o super grupo Novos Baianos optou por viver em um sítio isolado localizado em Jacarepaguá. Já viviam juntos antes, em um apartamento do qual foram despejados, mas a ideia de estar em meio a natureza, personificaria o estilo de vida dos músicos.

Dividiam o mesmo espaço os Novos Baianos Moraes Moreira, Luiz Galvão, Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes, o motorista,  o empresário, esposas, filhos, agregados e também os integrantes da banda Cor do Som. O conceito dessa sociedade alternativa era manter as pessoas queridas e com o mesmo ideal juntas, sem se preocupar com  normas, impedimentos e condições impostas pelo governo.

 
No Cantinho do Vovô, como era chamado a residência dessa comunidade tropicalista, cabanas eram armadas pelo quintal, cada um com sua moradia própria e todos os afazeres eram divididos de forma responsável, igualitária e organizada. Músicos e amigos eram visitas frequentes no espaço: Tom Zé, Caetano, Gilberto Gil, Evandro Mesquita, Vinicius Cantuaria, entre outros. Foi ali também que iniciaram o Novos Baianos F.C.  (que posteriormente viria a ser também o nome de um álbum), e campeonatos de futebol entre amigos e músicos eram frequentes. 

Um registro feito no ano de 1972, com a banda tocando ao vivo o single “ A Menina Dança” no quintal do sítio, traduz um pouco sobre como era viver aquela utopia. Baby, mesmo ainda muito jovem, mostrava-se muito segura de si. A captação desse momento (com ótima qualidade de som e imagem) descreve de forma sucinta a sintonia entre os músicos e reflete a alegria de viverem juntos, em comunidade. O disco “Acabou Chorare“, sintetiza a fase do Cantinho do Vovô e para nós do Monophono, está entre os 10 melhores discos nacionais já lançados.

Confira abaixo o vídeo de “A Menina Dança“, além de mais duas apresentações que ocorreram por ali e um mini.doc da Revista Trip com a banda retornando ao sítio 30 anos depois:

Novos Baianos – “A Menina Dança” ao vivo em 1972 

Novos Baianos – “A Linguagem do Alunte” ao vivo em 1973

Novos Baianos – “Samba da Minha Terra” ao vivo em 1973

 Novos Baianos voltam ao Cantinho do Vovô

 

Deixe um comentário