TOBIN SPROUT, EX-GUIDED BY VOICES, LANÇA “EVERY SWEET SOUL”, VÍDEO DE SEU NOVO ÁLBUM SOLO



A influência de Beatles na música do Guided by Voices é inquestionável – e na relação de suas mentes mais inventivas também. Sempre existiu uma dinâmica meio Lennon/McCartney com a dupla de compositores do quinteto: Robert Pollard, o prolífico malucão, hiperativo e obstinado, que bola canções com a facilidade com que nós, simples mortais, respiramos ou escovamos os dentes; Tobin Sprout, o tímido com alma de trovador, compositor caprichoso, obsessivo e cheio de ideias como o parceiro porém satisfeito com seu jeitão mais low profile de ser. Bob prossegue em sua saga vertiginosa com o GBV, gravando até estouro de pipoca se permitirem, enquanto Sprout caminha em seu próprio ritmo, lançando apenas canções exaustivamente polidas e que sempre preservam a característica introspectiva de seu criador. “Empty Horses”, o novo disco solo desse talentoso homem, estará disponível dia 18 de setembro via gravadora Fire Records; o vídeo para “Every Sweet Soul”, esse você assiste logo abaixo.

Nela, Tobin esquece um pouco a ascendência beatle e saca do bolso influências de Paul Simon e James Taylor – a música popular americana por excelência, criada também por artesãos obstinados como ele, cultores de um folk mais eletrificado, cuidadosos com as melodias e agridoces em sua verve. O vídeo foi dirigido por Ferris Hennig na garagem de sua própria casa, e editado por Turner Sprout, filho do cantor. Sobre o tema, seu idealizador diz: “Every Sweet Soul” é sobre lidar com separação. Crescer, sair de casa e aprender a viver por si mesmo. De como um mundo tão excitante pode ser solitário por vezes, e do vazio em ver os filhos partirem. ‘Quartos desocupados podem tentar te destruir’. É algo que você sabe ser bom para todo mundo, mas leva-se um tempo até conseguir seguir adiante”.

Confira também o primeiro single do disco, “Breaking Down”, disponível nas plataformas digitais desde o mês de junho (dica: Sprout já liberou outras faixas de “Empty Horses” em seu canal do YouTube – dê uma fuçada por lá). A pré-venda do novo álbum pode ser adquirida clicando aqui

Vídeo de “Every Sweet Soul”:

Breaking Down:

Deixe um comentário