MOPHO: THRASHCORE BRUTAL DO CRYPTIC SLAUGHTER ANIMA FESTINHA DE ANIVERSÁRIO



O Cryptic Slaughter teve carreira curta, mas causou um verdadeiro terremoto nos anos em que esteve ativo. Sua música era o que de mais extremo se poderia encontrar no metal norte-americano até então – desconheço outra banda do período que fosse tão veloz e com pique tão insano quanto esse quarteto de Santa Monica, cidade praiana da Califórnia. O som dos caras, primordialmente visto como uma fusão entre thrash e hardcore (o popular crossover), era tão desgraçado que tornou-se influência direta para bandas grindcore, como o Cripple Bastards e o Napalm Death (este, inclusive, gravou cover para “Lowlife”, do CS). Meio complicado arrumar shows quando se toca algo tão violento? Bora armar uma parada no churrasco de um camarada, então! Acontecido em 1986 no bairro de Bel-Air, em Los Angeles, e filmado naquelas câmeras portáteis de VHS tão identificadas com a década em questão, o insólito evento encontra-se disponível no YouTube – veja o vídeo postado logo abaixo e divirta-se como se lá estivesse.



Segundo os próprios caras, tudo ocorreu para que pudessem levantar uma grana, afinal fariam dois shows no norte dos EUA em razão do lançamento do clássico debut “Convicted”. Mesmo que se tratasse de uma simples festa de aniversário entre amigos, a ideia toda é que este fosse um show de verdade – e até que encaram as coisas com certo profissionalismo, pois temos inclusive uma entrevista com a banda no início, aos moldes de um home video oficial. Porém, são os momentos de informalidade os maiores atrativos desse registro genial: logo no começo, por exemplo, temos o pai do baterista Scott Peterson, um desses tiozões middle-class norte-americano padrão, camisa pólo e barrigudinho, manobrando os carros na entrada da casa para que aquele bando de metaleiros pudesse estacionar com tranqüilidade… Depois o pau come solto, com o CS em um grande momento, sem limites e cru a valer, enquanto a galera presente se divide entre um petisquinho e uma roda de pogo no gramado do quintal. Ainda rolam covers de Black Sabbath, Minor Threat e Attitude Adjustment – os convidados pedem D.R.I., mas o vocalista Bill Crooks admite humildemente ao microfone que eles não sabem tocar “Reaganomics”… Imperdível!

(Obs: nos comentários do vídeo, postado pelo canal brasileiro Brutal Alien, marca presença ninguém menos que Randall Smith – o aniversariante daquele dia! Sensacional!)

Deixe um comentário