MEUS DISCOS: SABOTAGE-ÁLBUM PÓSTUMO

Maurinho, Mauro Mateus, vulgo Sabotage, nasceu em São Paulo em 03 de abril de 1973. Filho de dona Ivonete e seu Júlio, era irmão caçula de Paulinho e Deda. Cresceu na favela no Canão, no bairro do Brooklin. Casou-se com Dalva e teve 3 filhos: Wanderson, Tamires e Larissa. Viveu em meio à criminalidade e a fama, o descaso e o sucesso. Lançou seu primeiro e único disco em vida no ano de 2001: “Rap é Compromisso“. Um marco para o rap nacional. O maestro do Canão atuou em filmes, recebeu prêmios, participou de programas de TV, mas infelizmente teve sua vida interrompida muito cedo, ao ser assassinado brutalmente no auge de sua carreira, no ano de 2003.


13 anos após sua morte, no ano de 2016, “Sabotage“, álbum póstumo do rapper é lançado, reunindo 11 faixas inéditas. As vozes foram gravadas entre os anos 2001 e 2003 e estavam em posse do produtor Daniel Ganjaman. Ele se juntou à Rica Amabis e Tejo Damasceno (os 3 fazem parte do coletívo O Instituto) para finalizar as músicas utilizando-se do poder criativo contemporâneo do coletivo. 

No ano seguinte, o selo Somatória do Barulho (responsável por lançar também uma reedição de “Rap é Compromisso” em vinil duplo), foi responsável pelo lançamento físico a altura da obra. O álbum póstumo em vinil duplo, reúne em sua arte um acervo fotográfico inédito, tiradas durante a gravação do filme Carandiru, de Héctor Babenco. O responsável pelos registros foi o fotógrafo Marcos Villas Boas, que manteve o material guardado em sigilo por mais de 13 anos. 

Além das fotos, cópias dos manuscritos originais de Sabotage (como a foto acima, com a letra de “Rap é Compromisso“) estampam envelopes internos dos 2 LPs que integram o pacote de luxo especialmente desenvolvido para esta edição limitada. Inclui também uma faixa bônus, a versão de “Tudo que Aprendemos Juntos” por Sabotage e Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Essa faixa faz parte da trilha sonora do filme que leva o mesmo nome da faixa, protagonizado por Lázaro Ramos.

O disco conta com a participação de Bnegão, Negra Li, Sandrão, Dexter, Tropkillaz, Rappin’ Hood e mais. Essa edição limitada em vinil duplo ainda está disponível através do site da Somatória do Barulho, com um desconto especial. Caso queira garantir a seu, clique aqui.

Confira abaixo, na íntegra, “Sabotage“, álbum póstumo do mestre do Canão:

Deixe um comentário