VERSÕES: THE CLASH x RACHID TAHA


Formado no ano de 1976 originalmente por  Joe Strummer (vocais, guitarra), Mick Jones (vocais, guitarra), Paul Simonon (baixo e vocais), Keith Levene (guitarra) e Terry Chimes (Bateria), o The Clash surgiu no início do movimento punk britânico. Responsáveis por inúmeros clássicos, não se prenderam a  um estílo musical e agregaram a suas canções elementos de reggae, ska, dub, funk e rockabilly. Lançaram no ano de 1982 o álbum “Combat Rock” que contém o clássico single “”Rock the Casbah“.

No ano de 2007 um documentário sobre a vida de Joe Strummer, intitulado “The Future is Unwritter Joe Strummer” foi produzido por Julien Temple. Este documentário também ganhou uma trilha sonora, recheada de grandes nomes como Elvis Presley, MC5, Bob Dylan, entre outros. A versão para o clássico “Rock the Casbah” ficou a cargo de Rachid Taha, um cantor  franco-argelino muito famoso dentro do estílo Raí (música popular da Argelia).

A música de Rachid Taha,  caracteriza-se por ser uma fusão entre diversos gêneros musicais, como o rock, techno ou indie com o genero Raï. A sua voz rouca e áspera tem um cunho único que o diferencia de todos os outros cantores do mesmo gênero. Com excepção de alguns temas, todos o seu trabalho é cantado em árabe.  Com uma carreira iniciada em 1983 ao lado da banda Carte De Séjour, Rachid lançou 7 álbuns e em carreira solo a partir do ano de 1991 já lançou mais de 10 discos.

Confiram abaixo as versões para “Rock the Casbah” por The Clash e Rachid Taha:

Rock the Casbah – Versão original estúdio por The Clash
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=P0Hdt_zWIPI&feature=fvwrel]
Rock the Casbah – Versão ao vivo por The Clash 
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=LYDrYIA-res]
Rock the Casbah – Versão estúdio por Rachid Taha
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=7DbFYsi9iSg&feature=player_embedded]

Rock the Casbah – Versão ao vivo por Rachid Taha e Mick Jones (The Clash)
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=-qmyiR9iNyM]

Deixe um comentário