ESPECIAL 12 DE OUTUBRO: MÚSICAS PARA CRIANÇAS

Alguns músicos brasileiros dedicam ou dedicaram algum tempo de sua carreira para fazer músicas voltadas para crianças. Regravações de clássicos infantis, músicas próprias com temática pedagógica para crianças ou apenas referências ou lembranças da infância. Em comemoração ao dia das crianças, fizemos uma seleção destes músicos, que agregam e muito culturalmente e musicalmente o desenvolvimento intelectual das crianças. Em tempos de banalização musical no Brasil, ainda  é possível sim encontrar música boa, inteligente e inocente para crianças. Confiram abaixo:

Toquinho
Nascido em São Paulo, Brasil, a 6 de julho de 1946 com o nome de Antonio Pecci Filho, na primeira infância a mãe o chamava de “meu toquinho de gente”. E o apelido Toquinho permaneceu, identificando-o depois como um dos mais expressivos artistas da música popular brasileira. Responsável pelo clássico “Aquarela“, Toquinho sempre produziu um conteúdo especial voltado para as crianças. Em novembro de 2003, o clipe animado “Aquarela” conquistou o “Liv Ullmann Peace Prize”, prêmio concedido pelo júri do Chicago International Children’s Film Festival, o maior e mais antigo festival de filmes infantis do mundo, cujo critério é conceder o primeiro lugar ao filme que traduz de forma mais sensível o desejo de paz e harmonia entre as crianças. Em 2005 o músico lançou o Box “Toquinho no Mundo da Criança“, lançamento de Circuito Musical  e Mundo da Criança, distribuído pela Universal Music. Trata-se de uma composição 3 em 1, até agora inédita no mercado nacional, reunindo um DVD, um CD de áudio e uma faixa interativa com horas de conteúdo para crianças.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=7j7dioVlI0A] 
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=z8-yWOXXJ4Y&feature=related]
Pato Fu
No ano de 2o10, a banda mineira Pato Fu lançou o álbum “Música de Brinquedo“, com a proposta de recriar canções clássicas do repertório nacional e internacional apenas com o uso de instrumentos infantis. Um kazoo entrou no lugar de instrumentos de sopro, um brinquedo Genius simulou um saxofone e uma calculadora Casio reproduziu o som de um teclado. Fora um elefante de plástico, cujo ronronar entrou no lugar de uma parte orquestrada de “Live and let die”, de Paul McCartney.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=WHtgfhLkYPo]
Coletânea Pum – Jimmy (Matanza) e Pitty
Lançando de forma digital no ano de 2009, a coletânea “Pum“ trás grandes nomes da música brasileira interpretando músicas com temática voltada para as crianças. Pato Fu, Roberta Campos, Strike, o vocalista do Matanza, Jimmy, entre outros, cantam clássicos como “Carimbador Maluco” (Raul Seixas), na versão dos baianos do Vivendo do Ócio, “Vida de Bebê” (Ultraje a Rigor), “Família” (Erasmo Carlos) com ele mesmo nos vocais, “O Vira” (João Ricardo/Luhli) com Falamansa e Maskavo, além da balada “Só Agora”, da Pitty. O álbum acaba de sair no formato físico, via DeckDisc, em comemoração ao dia das crianças.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=G3rNAy-yJlo&feature=player_embedded]
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=qTZuLazveyw&ob=av2e]
Adriana Partimpim
 Adriana Partimpim é o sétimo álbum e o primeiro infantil da cantora e compositora Adriana Calcanhotto como Adriana Partimpim. O álbum recebeu um disco de ouro (o que significa que vendeu mais de 100 mil cópias no país). Foi idealizado para as crianças, no qual Adriana Calcanhotto usa o heterônimo de Adriana Partimpim, alcunha que tinha na infância, dada pelo pai.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=72ZDlLS3_rQ]
Pequeno Cidadão
O projeto musical encabeçado por Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra (ex-Ira), Taciana Barros (ex-Gang 90) e Antonio Pinto (compositor de trilhas sonoras para filmes) deu origem a um novo estilo musical: O MPC (Música Psicodélica para Crianças). Os músicos já conhecidos da década de 80, voltaram a se encontrar quando os filhos menores estavam matriculados na mesma escola. Frequentavam as mesmas festas e nessas festas cantavam as musicas que faziam para seus filhos. Decidiram que deveriam reunir essas músicas em um disco. Nasce ai o primeiro disco do Pequeno Cidadão.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=1bklffwG1MQ]
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=qc9WVDhYT8o]
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=q8GWv4kc31s]
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=FLqimbJ7OKk&feature=related]
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=kvHAcjLeaUU&feature=related]
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=5di8MFqn2Bs&feature=mfu_in_order&list=UL]


Deixe um comentário