17 PERSONALIDADES (NACIONAIS E INTERNACIONAIS) LIGADAS À MÚSICA ELEGEM O MELHOR ROCK DE TODOS OS TEMPOS | PARTE 1


Em comemoração ao dia mundial do rock o Monophono entrou em contato com algumas personalidades envolvidas direta ou indiretamente com a música para eleger na opinião de cada uma delas o melhor rock de todos os tempos (música e banda), que representaria fielmente o dia 13 de julho, além de questionarmos também o porque dessa escolha. Uma tarefa quase impossível, que pode ser conferida logo abaixo:

Marcelo Viegas (Editor CemporcentoSKATE | Zinismo)

Essa é uma pergunta impossível de responder (pelo fato de ter que escolher apenas uma canção/banda) e que sempre levará mais em conta o pessoal do que o universal. “O melhor rock pra mim” é a resposta que você vai receber sempre. Então, mais como simbolismo do que como escolha definitiva, eu diria que “Rock For Light“, do Bad Brains, é uma boa pedida. Sem o rock não existiria o punk; sem o punk não existiria o hardcore; e sem o Bad Brains o hardcore não seria o mesmo, em vários sentidos. Com mensagem, atitude, técnica, agressividade, postura e um som fantástico, o Bad Brains cravou seu nome na história do rock. Até hoje,  30 anos depois, “Rock For Light” (ou qualquer outra faixa do disco de mesmo nome) desperta uma vontade incontrolável de afastar o sofá, aumentar o som e pular feito um doido pela sala. Se isso não representa bem o rock, então não sei o que poderia representar…
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=5XfaSqbrp1Y]Mais sobre o trabalho de Marcelo Viegas aqui e aqui.

Mario Bross (Wry | Asteroid Bar)

We Will Rock You” do Queen representa muito bem o Dia Mundial do Rock já que começou-se a comemorar esse dia à partir do dia 13 de Julho de 1985 no festival Live Aid organizado por Bob Geldof. Queen estava lá e foi um dos maiores destaques. Dividiu o palco com grandes nomes como U2, revelação na época, Led Zeppelin e David Bowie.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=-tJYN-eG1zk]
Mais sobre o trabalho de Mario Bross aqui e aqui.

Austin Lucas (Músico | EUA)

O melhor rock de todos os tempos, para mim sempre vai ser o X. Eu penso que a música deles vai perfeitamente em qualquer hora do dia. Eu continuo ouvindo eles e não consigo acreditar na banda incrível que eles são… Eu acho que a minha musica favorita deles é provavelmente, “The Unheard Music“.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=mzat-e5YTKY]Mais sobre o trabalho de Austin Lucas aqui.

Felipe Gasnier (Ideal Shop | Edições Ideal | Ideal Records)

Em um país do samba, axé e Valesca Popozuda, poder comemorar o dia do rock é de dar orgulho a nós cabeludos. O Rock, ao meu ver  é nosso Deus e suas vertentes são as religiões, como o hardcore, punk, hardrock, metal, grind e por ai em diante. Cada qual tem a sua música e banda que mais marcou época e diferentes estilos de vida. Então, seguindo esta lógica eu diria que o Black Sabbath é Deus, Ozzy é Jesus e a música Paranoid representa os mandamentos que devemos seguir. O resto, é RESTO! Um brinde ao ROOOCK! Xilip 666.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=kz_6jagv_D4]Mais sobre o trabalho de Felipe Gasnier aqui e aqui.

Regis Damasceno (Cidadão Instigado | The Mockers)

Eu votaria em ‘(I can’t get no) Satisfaction“, Rolling Stones, riff básico e primal.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=Lx0bLBk-BNM]Mais sobre o trabalho de Régis Damasceno aqui e aqui.

Ulysses Christianini (Pisces Records | Pisces Virtual)

Smells Like Teen Spirit” – Nirvana. Pode até parecer clichê, mas com esta música e o álbum “Nevermind” e claro com a postura do Kurt de apoiar as bandas independentes, que tive a inspiração de abrir um selo e estar no meio participando da cena independente a mais de 15 anos!
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=hTWKbfoikeg]Mais sobre o trabalho de Ulysses Christianini aqui.

Juninho Sangiorgio (Discarga | Ratos de Porão | O Inimigo)

Minha escolha vai para o melhor cantor de rock da história, Little Richard, música “Jenny Jenny“. O cara era preto, gay, cantava rock numa das piores épocas de racismo nos EUA e disparado é a maior influência para a música rock do mundo. A música “Jenny Jenny” foi um hit, assim como muitos sons deles, mas essa é especial porque o Tião Macalé a canta num quadro clássico dos trapalhões, a pindureta!! valeu!.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=cK9x0oQ-Nlg]Mais sobre o trabalho de Juninho Sangiorgio clique aqui, aqui e aqui.

Fabio Mozine (Mukeka di Rato | Merda | Os Pedrero)

Música: “Meus Olhos Estão Chorando“. Cantor: Adelino Nascimento. São os mesmo 3 acordes que foram usados pelos Ramones, porém numa visão seresta, letra sincera e reta, vocal real, afinado, lindo, esse é o melhor rock que eu ja ouvi.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=hwDyfitAmJQ]Mais sobre o trabalho de Fabio Mozine aqui.

Parte 1 | Parte 2

2 comentários em “17 PERSONALIDADES (NACIONAIS E INTERNACIONAIS) LIGADAS À MÚSICA ELEGEM O MELHOR ROCK DE TODOS OS TEMPOS | PARTE 1

Deixe um comentário