O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD: CHRISTIAN SCOTT

Prezados leitores, é com imenso prazer que, atendendo ao convite do editor do Monophono, começo a escrever a coluna semanal “O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD” que, de forma eclética, tentará trazer à você leitor muita música de qualidade mas que esta fora dos grandes canais de mídia e na maioria das vezes é desconhecida do grande público. Falaremos de jazz, soul, rock, pop, mpb, bossa nova, samba, musica a capela, e vários outros ritmos, sempre com resenhas, comentários, opiniões e entrevistas.

Pensando sobre o que escrever na estréia da coluna, por acaso me lembrei de um show de jazz que fui em Maio de 2010, o Bridgestone Music Festival, onde tive oportunidade de conhecer o excelente trompetista Christian Scott, ótima escolha para estréia da coluna.

O jazz nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Orleans, no início do século XX nas comunidades negras. Entre as décadas de 70 e 80 nasce o Jazz Fusion, variação rítmica caracterizada pela mistura do Jazz com outros estilos, particularmente o rock’n’roll, funk e rhythm and blues. Atualmente a grande revelação mundial do Jazz Fusion é o grande trompetista Christian Scott.

Nascido em 1983 em Nova Orleans este grande prodígio da musica, apesar da pouca idade, já é vencedor de um Grammy Award e de um Edison Award como melhor artista internacional de Jazz. A celebrada revista especializada Jazz Times já alcunhou Christian Scott como “O arquiteto de um novo Jazz Fusion comercialmente viável“.

Lançando seu primeiro álbum em 2002, este grande artista já coleciona cinco álbuns lançados, incluindo um ao vivo em 2008, o maravilhoso “Live at Newport” pela Concord Records.

O Jazz Fusion, ao contrário do que muita gente pensa, é um ritmo contagiante e envolvente que une o balanço rítmico com a técnica apurada peculiar a todo musico de jazz e em suas composições Christian Scott faz isso com maestria.

Do disco “Rewind That” (2006) podemos destacar a maravilhosa faixa que da nome ao álbum, aqui executada no grande show que tive oportunidade de assistir ao vivo. Além do talento de Christian, reparem no grande baixista KrisFunn.[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=r4SBYL-eOtY]

Do mesmo álbum de 2006 destaque para a musica “Eye of the Hurricane” onde merece particular destaque todo o talento do grande baterista Jamire Williams e do guitarrista Matt Stevens.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=6T0peltWc4Y]

Do álbum ao vivo gravado em 2008 – “Live in Newport” não tem como não se envolver com a grande balada “Died in Love“.[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=7qXSUQ6B3CI&feature=related]
E todo o talento de  Christian Scott foi sendo cada vez mais aprimorado nos álbuns que sucederam o trabalho de estréia, sendo que destaco a grande musica  “K.K.P.D.”  de seu último álbum em 2010 “Yesterday You Said Tomorrow“.[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=I74-4nqMsK8]
Infelizmente ainda fiquei devendo grandes musicas de excelente musico, mas fica aqui a indicação para quem desejar procurar vídeos e musicas na rede e quem sabe, assim como eu, começar a apreciar um pouco do grande Jazz Fusion.

Deixe um comentário